terça-feira, 21 de agosto de 2012

Imprimindo peça GRANDE - RepRap

Uma das dificuldades que o pessoal tem é imprimir peças grandes em uma RepRap, o principal problema é o descolamento da primeira camada, e o efeito warp, quando as pontas de peça dobram para cima.

Isso ocorre porque a medida que a impressora imprime uma camada em cima da outra, a de baixo que está mais fria tende a contrair e dessa forma a descolar da mesa.

Muita gente tem tido resultados muito interessantes usando mesa morna/ou fria, para grudar usam algum tipo de cola, recentemente um dos membros do grupo de estudo RepRapBR, Luciano Monteiro, conseguiu resultados muito positivos utilizando cola de PVC, aquela que usamos para colar tubos e conexões, porém na hora de imprimir peças grandes não deu tão certo.

Por isso, continuo sendo fã de mesa aquecida, usando uma boa, é possível minimizar esse problema, abaixo gravei um vídeo imprimindo uma peça grande, com mais de 23 cm de ponta a ponta, tenho que imprimir na diagonal para caber na mesa de 20x20cm de área de impressão.


Com a temperatura da mesa em 120ºC e o bico a 235ºC, imprimo as 3 primeiras camadas, após a terceira, baixo a temperatura da mesa para 110ºC e o bico para 225ºC.

Com essa receita é possível a impressão de grandes peças, mas não esqueça também de fechar as portas e janelas do cômodo onde esta a sua impressora, pois uma brisa pode descolar a peça facilmente no caso de uma impressora toda aberta como é a Prusa Mendel.

Notei que baixando a temperatura da mesa, o efeito warp NÃO acontece, se deixar acima de 110ºC até o final da impressão, acontece o warp.

Abaixo mais fotos, durante a impressão, e o resultado final:








Na última foto podemos ver que a peça praticamente não sofreu warp, menos de 0,5mm nas pontas, nada que atrapalhe a utilização dela. Sendo assim, eu particularmente não vou abandonar a mesa aquecida tão cedo.

Para montar uma mesa aquecida igual a essa, acesse este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário